sexta-feira, 4 de março de 2011

Dengue: População é a responsável?

 
As nossas autoridades, sejam Municipais, Estaduais ou Federais se aproveitam da falta de informação de grande parte dos Brasileiros, mesmo porque muitos não tem recursos para comprar jornais, revistas e muito menos ter um computador, para responsabilizar a sociedade pelos males que afligem o País, invertendo as atribuições.
De acordo com os governantes a criminalidade é culpa da sociedade que não faz sua parte. Mas o governo tem incentivos, como escola de qualidade, política de 1º emprego, recuperação de viciados? E assim é com todos os problemas que afligem o País.
No Caso específico da Dengue, o Aëdes aegypti e Aëdes albopictus, mosquitos transmissores, começaram a aparecer devagarinho, aqui, acolá, e nenhum órgão público tomou providências para exterminá-los de vez. Talvez aguardando as famosas verbas a fundo perdido. Agora que a doença se alastrou de modo incontrolável, mais uma vez vemos campanha maciça colocando a culpa apenas na sociedade. Mas mais uma vez os órgãos públicos pouco fazem. É só ver a foto de uma rua em Jardim Limoeiro, Serra. E isso em frente a um condomínio composto por 496 apartamentos. A imagem já diz tudo.  E não custa lembrar que Serra é a 2ª maior arrecadadora do Estado.
Rua NN, Jardim Limoeiro, Serra-ES
No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde recebeu um total de 9.501 notificações de dengue entre o dia 02 de janeiro e esta quarta-feira (02). Do total, 219 estão sob suspeitas da forma grave da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica), incluindo um óbito confirmado e seis em investigação.

A semana que mais registrou notificações foi do dia 13 ao dia 19 de fevereiro, onde registrou-se 1.519 casos.  Durante o mês de fevereiro, os municípios com maior incidência foram Bom Jesus do Norte (1.772,3), Apiacá (1.730,3), Pinheiros (1.381,3), Barra de São Francisco (1.258,3) e Colatina (795,2).

A incidência calcula a quantidade de casos de uma doença em relação ao número de habitantes. Os números absolutos não levam em consideração o número de habitantes e, portanto, não mostram a situação real de determinada localidade. Para o cálculo da incidência, divide-se o número de notificações pelo quantitativo populacional do município e multiplica-se este valor por 100 mil. 

Como se prevenir: 
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d'água) e mantê-los sempre limpos.
É certo que devemos fazer nossa parte, mas também os órgãos públicos responsáveis (ou que deveriam ser) também tem que fazer a sua, além de conscientizar e responsabilizar a sociedade, limpando áreas públicas como a mostrada na foto, obrigando os propietários de lotes vagos a fazerem o mesmo e se não o fizerem, a prefeitura deveria fazer e colocar na conta do mesmo. Um dia será paga, quando da regularização do imóvel.


Por: Eliseu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é livre. Os comentários são de total responsabilidade dos seus remetentes, não representando necessariamente a minha opinião.
Todos os comentários serão publicados após moderados, mas os comentários anônimos nem sempre serão respondidos.
Porém, não serão tolerados spams, insultos, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.
Textos ofensivos ou que contenham agressão, discriminação, palavras ou expressões grosseiras e sem estarem inseridas no contexto, ou que de alguma forma incitem a violência ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil serão excluídos.